sábado, 3 de outubro de 2009

ESCOLHENDO BRINQUEDOS

Veja algumas indicações que podem ajudar a escolher os brinquedos:
• InteresseÉ o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento.
• Adequação: Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e suas necessidades emocionais, sócio-culturais, físicas e intelectuais.
• Apelo à imaginação: Deve estimular a criatividade e não limitá-la.
• Versatilidade: O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade.
• Composição: As crianças gostam de saber como o brinquedo é por dentro.
• Cores e formas: O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente.
• Tamanho: Deve ser compatível com sua motricidade (quanto menor a criança, maiores serão as peças do brinquedo).
• Durabilidade: Brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por que se quebram, mas também porque não dão à criança tempo suficiente para estabelecer uma relação com eles.
• Segurança: Este é um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atóxica, sem pontas e arestas nem peças que possam se soltar.

Quanto à brincadeira
• Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda.
• Estimule sua auto-estima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.
• Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que ela tome a iniciativa.
• Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.
• Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.
• Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento.

Carolina Morais da Rocha RA : A01096-3
Tatiane da Silva Moura RA: A2333J-0

Um comentário:

  1. Muito interessante o texto. É isso mesmo que faço, e sempre que dou um brinquedo escolho um que as crianças possam fazer bom uso deles. Nada que os deixe limitados.

    Luciane Faria. A11374-6 2ºsem/manhã

    ResponderExcluir