segunda-feira, 5 de outubro de 2009

APRENDENDO COM OS BEBÊS

ARITMÉTICA - Os bebês podem somar e subtrair intuitivamente

Bebês de 5 meses observam um pesquisador colocar um boneco em uma miniatura de palco. A cortina do palco se fecha, escondendo o boneco.
Os bebês observam o pesquisador colocar mais um boneco atrás da cortina.
Quando as cortinas se abrem e os bebês veêm três bonecos, mostram-se surpresos, um indício de que eles sabem intuitivamente somar e subtrair.

CONHECIMENTOS GERAIS - Os bebês são capazes de avaliar atitudes como boas e más.

Bebês de 6 meses assistem a uma encenação em que o círculo tenta subir uma ladeira. Ele é empurrado para cima por um quadrado e pula de alegria.
Em uma nova sequencia, um triângulo empurra o círculo para baixo durante sua tentativa de subir a ladeira, impedindo que o círculo chegue ao topo.
O pesquisador oferece o quadrado ou o trinângulo para o bebê. Quase 100% dos bebês são atraídos pela cooperação e são avessos as atitudes antissociais.

EXPANSÃO DA MEMÓRIA - Bebês classificam os objetos em categorias, como os adultos.

Bebês de 1 ano e 2 meses, observaram um pesquisador colocar em uma caixa, quatro brinquedos familiares a cada um deles.
O pesquisador deixava o bebê pegar dois objetos. Depois, perguntava se ele queria procurar mais. É uma forma de verificar se o bebê se lembrava dos outros dois objetos.
Os bebês procuravam os brinquedos quando eles eram da mesma categoria ( de bolas, ou de carrinhos ). É o mesmo processo dos adultos: agrupar para seguir reter mais dados.


CRISTIANE MOREIRA OLIVERIA RA A236325
PEDAGOGIA - 1º SEMESTRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário