terça-feira, 15 de setembro de 2009

Os professores não devem saber ensinar tudo!!!

A propósito do meu texto Uma lei que merecemos!, Fernando Martins, leitor do De Rerum Natura chama à atenção para declarações que Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, deu ontem ao jornal Correio da Manhã.À pergunta do jornalista Bernardo Esteves “Os sindicatos de professores criticam a formação de professores, que está por fazer”, respondeu o referido senhor: “Os sindicatos de professores dizem sempre a mesma coisa. Os professores são pedagogos, por isso devem saber ensinar tudo. E há que fazer protocolos com instituições que têm técnicos para superar a falta de formação.”O senhor Albino Almeida está errado. Profundamente, errado. Explico porquê:1.º - Os professores não são pedagogos, são professores.Pedagogo, na actual acepção da palavra, é alguém tem por tarefa o estudo do ensino e da aprendizagem, bem como das condições em que estas actividades ocorrem. Professor é alguém que tem por tarefa ensinar.Há pedagogos que são professores? Sim, há-os. Há professores que são pedagogos? Sim também os há. Mas, casos desempenhem ambas as tarefas, devem desempenhá-las de modo distinto.2.º - Um pedagogo não sabe ensinar tudo.Um pedagogo pode, até, nem saber ensinar nenhuma área curricular do ensino básico e secundário. Porque para se ensinar uma área curricular é preciso, antes de mais, dominar-se os conteúdos disciplinares em profundidade e, depois saber usar-se com mestria a metodologia/didáctica que ela requer para que os alunos aprendam.3.º - Os professores não devem saber ensinar tudo.Os professores devem saber ensinar a área ou áreas curriculares da sua especialidade. Não se lhes pode exigir que ensinem o que não sabem, nem se lhes pode exigir que estejam sempre em formação para ensinarem mais isto e aquilo, que, como sociedade, nos lembramos de reivindicar. Era este argumento que, no meu entender, os sindicatos deveriam ter afirmado de modo assertivo, nesta como noutras matérias, pois é ele que imprime especificidade e identidade à docência, que a consolida e dignifica.4.º - No caso da educação sexual, é duvidoso que alguém a saiba concretizar.E, é duvidoso porque não há conteúdos estabelecidos e os objectivos definidos na lei são inoperacionais; acresce que os especialistas não se entendem quanto à metodologia/didáctica a que se deve recorrer. Não, o problema não se resolve com a tomada de decisões ao nível da escola, a partir do que, em primeiro lugar, alunos e encarregados de educação consideram certo: a organização e consubstanciação do currículo requer saber e pensamento que vai além das opiniões esporádicas, por muito letradas que sejam as pessoas que as emitem.Em suma, para que as nossas crianças e jovens, desenvolvam as suas capacidades cognitivas, afectivas, morais, motoras, estéticas, com base em conhecimentos, temos, como sociedade, de permitir aos professores que se concentrarem na tarefa de ensino, e não numa multiplicidade de outras tarefas paralelas e que, nessa tarefa de ensino, adquiram e mantenham uma destreza de especialistas.Preocupante é ter sido o representante nacional das Associações de Pais a fazer estas afirmações, pela possibilidade de se poder presumir que todos os pais as corroboram.

Marceli

3 comentários:

  1. Achei os argumentos defendidos pelo autor do texto válidos. Os professores devem saber ensinar tudo? O que difere um professor de um pedagogo? São questões que nós, estudantes de pedagogia, deveríamos procurar responder.
    M Denise 4423461 2/manhã

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  2. Concordo Denise..

    Acho que a maior duvida entre as pessoas no momento é sobre o real papel do pedagogo..

    Por conta disso devemos nos esforçar e procurar ser as melhores..


    Jessica Pazzeti 488273-3

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  3. DEVEMOS SIM PROCURAR SER OS MELHORES, SEMPRE ATUALIZADOS E COM MUITO JOGO DE CINTURA PARA ENFRENTAR DESAFIOS.

    PAIS ACHANDO QUE A ESCOLA TEM A OBRIGAÇÃO DE SUBSTITUÍ-LOS, PROFESSORES ABRINDO MÃO DESSA TÃO DESAFIADORA MISSÃO DE ENSINAR E PENSANDO QUE O POUCO QUE FAZEM ESTÁ BOM E INÚMEROS OUTROS PROBLEMAS QUE VAMOS ENFRENTAR.

    COMO DIZIA A MÁRCIA, NOSSA PROFESSORA DE DIDÁTICA DO PRIMEIRO SEMESTRE, TEMOS QUE TER AMOR NO QUE FAZEMOS E CRIAR LAÇOS COM AS CRIANÇAS PARA QUE ELAS SINTAM QUE TUDO O QUE QUEREMOS CONSTRUIR É VERDADEIRO.

    PROFESSORES SABER ENSINAR TUDO?

    POR ACASO PODÓLOGOS SUBSTITUEM NEUROLOGISTAS?

    FAÇAM TUDO COMO SE ESTIVESSEM FAZENDO PARA SI PRÓPRIOS.

    DANIELA MENDES RA: A1677G-2

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