terça-feira, 29 de setembro de 2009


Diversidade não é um tema bem-vindo entre alunos, pais, professores e diretores. Esse é um dos apontamentos do Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, realizado no primeiro semestre de 2009 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Idade, etnia, orientação sexual e de local de origem, entre outras características, incomodam a maior parte do público analisado em 500 escolas públicas de todo o país (veja o gráfico à esquerda). Além de a abrangência da intolerância assustar, é preocupante encontrar as necessidades especiais como o principal alvo de repulsa, ainda mais com a crescente inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares. Nessa categoria, o índice geral de preconceito é de 96,5% e alcança 96,8% dos alunos e 87,4% dos docentes

Materia publicada pela Revista Nova Escola nº225 Setembro/2009

link da pesquisa na integra feita pelo MEC:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relatoriofinal.pdf


Bruna F.B. Souza RA: A169881
Débora Ap. Bento RA: 3536190
Jucélia Ap. dos Sabtos RA: A1560h8

Pedagogia Manhã

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