quarta-feira, 23 de setembro de 2009

REDE DE ENSINO COMEÇA A AVALIAR PROFESSORES

Antes aplicada só para alunos, avaliação de docente pode incluir prova e análise do desempenhoda turma.

Após consolidar a cultura de avaliação externas de desempenho de estudantes, por meio de provas nacionais, estaduais e municipais que se proliferam na rede pública nos ultimos anos, o País dá os primeiros passos na avaliação de seus professores. O tema é controverso, desperta reações sindicais e divide acadêmicos e gestores. Mesmo assim, iniciativas isoladas e prerrogativas institucionais têm aberto caminho para um modelo no qual docentes devem passar, mesmo que temporariamente, de avaliadores a avaliados.
A avaliação do trabalho docente está prevista até mesmo nas diretrizes para os planos de carreira do magistério, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas em junho pelo ministro FernandoHaddad. O texto preve que cada rede crie avaliações sistemáticas de seus professores e gestores, e que isso possa ser usado dentro de uma política de ascensão na carreira e de reajuste salariais.
Na mesma linha o Senado discute projeto de lei que cria o Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enamed). Ele poderá ser aplicado a cada cinco anos aos professores tanto das escolas públicas quanto particulares.

Reportagem publicada no Jornal "O Estado de São Paulo".

DAYANA VILELLA - A235HB0
TATIANE WOPEREIS - 258635-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário