terça-feira, 15 de setembro de 2009

Leitura, um hábito que se aprende.

Todas as pessoas envolvidas no mundo da leitura enfatiza muito a importância da leitura. Está claro que é importante, e o círculo de leitores efetivos entende e aplica esta prática em sua vida diariamente. Incluir leituras no cotidiano por exemplo, é uma arma poderosa em prol da busca em se tornar um leitor que busca cada vez mais leituras de qualidade. A leitura nos eleva ao longo de nossas vidas. Ler é gostoso, porém, muitas pessoas correm de um livro como a coisa feia foge da cruz. O pavor é visível, esse medo parece ser paúra em saber um assunto, poder conversar diversas coisas, ampliar o vocabulário? Seria esse medo, o de estar mais ligados aos fatos?


Algumas dicas interessantes para se tornar um leitor praticante é buscar organizar seus estudos. Em casa mesmo, pode-se selecionar algumas leituras, refletir sobre o que leu de maneira a fazer interpretações do que o autor quis dizer. Isso não significa concordar com o autor. Para que possamos discordar de alguma leitura, é importante que saibamos argumentar a nossa discordância. Criticas são práticas de leitores e leitoras que fundamentam de maneira justa.

As leituras são dinâmicas, lemos por prazer, para saber, para escrever, contruir e aprender. Além de estarmos situados em tudo o que acontece a nossa volta. Esse é um meio para que possamos estar cada vez mais inseridos no mundo em que vivemos. Sabendo se posicionar e defender os direitos que nos pertencem!

Sou uma leitora jovem ainda, não me refiro a idade, pois no mundo da leitura ela não existe. Sou jovem no sentido de que faltam muitos autores importantes e interessantes. E você, está lendo o que?


*Ler é questão de hábito. Não nascemos lendo, mas precisamos ler para viver.


Cinthia Raymundi A1500e-5
Mirian Silva 325078-4

2 comentários:

  1. Há pesquisas que dizem ser a mãe a maior influência para desenvolver o hábito da leitura nas crianças. Acho, porém, que todos devemos nos empenhar em mostrar à elas o quão agradável e prazeroso é ler. Quem aprende isso faz do livro um amigo.
    M Denise 4423461 2/manhã

    ResponderExcluir
  2. A leitura nos proporciona viajar pelos olhos de outras pessoas...

    Vera e Meire / noite

    ResponderExcluir