sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A importância do lúdico no desenvolvimento da criança


O brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

Brincar é um momento de auto - expressão e auto - realização. As atividades livres com blocos e peças de encaixe, as dramatizações, a música e as construções desenvolvem a criatividade, pois exige que a fantasia entra em jogo. Já o brinquedo organizado, que tem uma proposta e requer desempenho, como os jogos (quebra-cabeça, dominó e outros) constitui um desafio que promove a motivação e facilita escolhas e decisões à criança.

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidades que estão sendo oferecidas à criança através de brincadeiras e brinquedos garantem que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

Um bichinho de pelúcia pode ser um bom companheiro. Uma bola é um convite ao exercício motor, um quebra - cabeças desafia a inteligência e um colar faz a menina sentir-se bonita e importante como a mamãe. Enfim, todos são como amigos, servindo de intermediários para que a criança consiga integrar-se melhor.
As situações problemas contidas na manipulação dos jogos e brincadeiras fazem a criança crescer através da procura de soluções e de alternativas. O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como conseqüência a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência.

Para que o brinquedo seja significativo para a criança é preciso que tenha pontos de contato com a sua realidade. Através da observação do desempenho das crianças com seus brinquedos podemos avaliar o nível de seu desenvolvimento motor e cognitivo. No lúdico, manifestam-se suas potencialidades e ao observá-las poderemos enriquecer sua aprendizagem, fornecendo através dos brinquedos os nutrientes ao seu desenvolvimento.


Parte da Reportagem de : Maria do Rosário Silva Souza

Manu Anissa T Trombetta -A1236I-4

Priscila Toffoli - A1752c-6

Laís Helena Gomes - AI682E-6
NOTURNO

6 comentários:

  1. Amei meninas, realmente o lúdico é uma das armas para o desenvolvimento das crianças. Bjos
    Sheila Souza A0216A-1 Manhã 2°Semestre

    ResponderExcluir
  2. " Educai as crianças e não será necessário punir os adultos."

    "Orgulho de ser "EDUCADOR".

    "O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das ciências da educação não faz EDUCADORES. EDUCADORES não podem ser produzidos. EDUCADORES nascem". (Rubem Alves).

    ADRIANA P. A. FACHINI RA - A27441-3

    ResponderExcluir
  3. CADA ATIVIDADE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM...

    As histórias de faz-de-conta representam experiências da vida real e acabam trazendo à tona os desejos, as preocupações e os medos infantis. Os jogos desenvolvem a linguagem e as habilidades sociais, pois levam as crianças a negociar com os colegas as regras e a divisão de papéis.
    Em relação à formação de atitudes, desde cedo é possível ensinar regras de conduta que os acompanharão por toda a vida. Dar o exemplo, nesse caso, é tão importante quanto falar. As crianças adquirem atitudes adequadas imitando os adultos que tem como referência. A educação deve incluir não só o que se diz, mas sobretudo o que se faz.

    ADRIANA P. A. FACHINI RA - A27441-3 / 1° SEM MANHÃ

    ResponderExcluir
  4. Riquíssima esta matéria! A natureza é perfeita !
    Geralmente acham que criança brinca apenas por brincar, porque não tem o que fazer, quando na realidade é a "estratégia" que a natureza usa para dar início ao processo de desenvolvimento e aprendizado humano, preparando-o para viver aqui no "pedaço"!

    Me lembro que desde pequena sempre gostei de meditar sobre a natureza - todos os segmentos dela - prá mim ela é linda, ordenada, milimetricamente e delicadamente planejada !

    Meu pensamento continua a meditar... Se a natureza é assim, imagine QUEM a criou então ...

    Parabéns pelo post meninas !!

    Rosangela 481882-2 2sem/manhã

    ResponderExcluir
  5. 10 dicas simples para participar da vida escolar dos seu filho.
    1 - Converse com seu filho sobre a escola e peça a ele que ensine algo que aprendeu,isso fixa o conteúdo.
    2 - Garanta que ele vá às aulas todos os dias.
    3 - Acompanhe a lição de casa,ofereça ajuda,mais não resolva para ele.
    4 - Não o deixe ficar para trás.Se ele tiver dificuldade,veja com o professor como ajudá-lo.
    5 - Transforme a leitura em uma atividade divertida.
    6 - Escreva bilhetinhos ou e-mails para seu filho - assim ele percebe a importância da escrita.
    7 - Vá às reuniões de pais e mestres.Você saberá o que e como seu filho está aprendendo.
    8 - Mostre que você admira o professor e ensina seu filho a respeitá-lo.
    9 - Valorize o trabalho de seu filho,vá a exposições,apresentações e festas.
    10 - Mostre para seu filho que a escola, é muito importante para a vida dele.
    Cristina Souza RA:A2123A-0

    ResponderExcluir