terça-feira, 15 de setembro de 2009

A História da Pedagogia

Um dos fenômenos-atividades mais misteriosos e polêmicos é o de como o ser humano aprende. O que faz um bebê de seis meses, gutural e dependente, em apenas dois anos transformar-se num falante sábio, criativo e conhecedor de realidades complexas? E poucos anos mais tarde, ao ingressar no sistema oficial de ensino, quais as causas de tere seus conhecimentos e habilitades potencializados, oprimidos ou até suprimidos?
Fenômeno cultural que vai do escravo preceptor à educação de massa, a pedagogia nasce, em sua própria denominação, de uma perspectiva de condução, estigma que mantém ainda hoje, dada a alta voltagem ideológica conferida à sistematização do processo educativo.
O autor de História da Pedagogia, o italiano Franco Cambi, é professor de Pedagogia Geral da Universidade de Florença, a mesma Florença da cultura renascentista, da valorização do ser humano como centro, dos artistas “multimídia” da época.
Eis aí uma ironia. Uma história de como a Educação aconteceu ao longo da experiência humana remete ao todo, ao estudo com os sentidos em alerta, com a análise dos fenômenos também de forma plural e inclusiva, distinguindo-os menos por juízos de valor do que por ocorrências ou imperativos político-econômicos e culturais. E numa época como a nossa, de pulverização do conhecimento e hiperespecialização fragmentadora da realidade, a obra oferece o necessário contraponto crítico.

Mayara Da Silva Souza A00EID-0
Fernanda Cerreti Barbosa A1362H-1

Um comentário:

  1. Acho que nós, futuros pedagogos, devemos ler esse livro. Saber a história da pedagogia é fundamental para sua prática consciente.
    M Denise 4423461 2/manhã

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