terça-feira, 8 de setembro de 2009

BULLYING,O QUE É?




Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas, sem uma motivação evidente, por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo humilhação, dor e angústia.
O Bullying afeta estudantes, pais e professores no mundo inteiro.Segundo a Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente) não está restrito ao tipo de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Com a internet, o Bullying ganha espaço também nas comunidades virtuais aumentando ainda mais o transtorno das vítimas, já que no ambiente virtual os autores da agressão podem manter suas identidades no anonimato. A prática do Bullying é mais comum entre os meninos. Entre as meninas envolve principalmente ações de exclusão e difamação.
Como não existe uma tradução na língua portuguesa capaz de expressar as várias situações de Bullying, relacionamos algumas ações que traduzem esse termo:

Agredir; amedrontar; assediar;aterrorizar; bater;chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar;encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar;humilhar; ignorar; isolar;intimidar; ofender;perseguir; sacanear; roubar;
quebrar pertences;zoar, entre outros.

- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais
rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação
convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou
“me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS:

Em primeiro lugar, é preciso conversar. Saiba que ele está precisando de ajuda! Não tente ignorar a situação, mas mantenha a calma. Controlar sua própria agressividade é imprescindível.
Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê-lo, demonstre que o ama, porém demonstre também que você não aprova esse comportamento. Que isso é errado e que não deve ser repetido. Procure saber o porquê ele está agindo assim. Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Com o consentimento dele, entre em contato com a escola, converse com professores,funcionários e amigos que possam ajudá-lo. Estabeleça limites firmes. Encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido,
pessoalmente ou por carta. Destaque coisas positivas para melhorar a sua auto-estima. Procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre que
isso ocorrer.


E SE O SEU FILHO FOR UM
AUTOR DE BULLYING ?
COMO LIDAR?

Garanta a ele que você vai
ajudá-lo. Com o consentimento
dele, entre em contato
com a escola, converse com
professores, funcionários e
amigos que possam ajudá-lo.

Raquel de Oliveira R.A: 348499-8
Mariana Sabaini R.A: 427403-2
Marinilda Bisaia R.A: 472072-5

6 comentários:

  1. Esquecemos de colocar o semstre!! Somos do 2º Semstre da turma manhã!

    ResponderExcluir
  2. Olá galera
    Se vocês quiserem saber mais sobre a bibliografia desta matéria que colocamos no blog, olhem o endereço: http://www.cdipr.org.br/cartilha/capitulos_2008/bullying.pdf

    Raquel de Oliveira - RA: 348499-8
    Mariana Sabaini R.A: 427403-2
    Marinilda Bisaia R.A: 472072-5
    2º Semestre - Manhã

    ResponderExcluir
  3. Legal esse texto meninas, muito interessante. Não conhecia essa expressão - "Bullying".
    Simone de Carvalho Duarte RA: A2167J-8; 2º sem

    ResponderExcluir
  4. Parece que essas atitudes, denominadas Bullying, estão cada vez mais presentes nas escolas, provocando não só o baixo rendimento escolar, como também, a perturbação psicológica e queda de auto-estima de quem sofre esse tipo de agressão.
    Acho bem importante que haja um alerta para essa situação, pois, a impressão que eu tenho, é que além dos pais, os professores, orientadores, coordenadores e demais pessoas da equipe escolar, não estão preparados para lidar com ela.
    Fábia Dias Gertel - RA: A233DE-3 - Manhã

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Fábia. A falta de preparo dos profissionais da educação para lidar com o Bullying acontece até nos EUA, onde já aconteceram suícidios de crianças vítimas desse mal que, infelizmente, está cada vez mais presente nas escolas.
    M Denise 4423461 - 2/manhã

    ResponderExcluir
  6. Meu filho sofreu bullyng na segunda série em um período do ano muito difícil pra ele - foi quando ele perdeu uma pessoa que amava muito!
    A agressão ficou tão enraizada que até hoje (ele está na quinta série) não consigo levá-lo a escola neste período do ano!
    Ele precisa de ajuda pois a situação chegou além de meus limites!Todos os profissionais que procurei ou estão despreparados ou tenho que pagar e no meio disto tudo o tempo vai passando... Me sinto impotente e culpada...

    ResponderExcluir